YOGA PARA CRIANÇAS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ahimsa - não violência


Ahimsa é o primeiro dos yamas e significa não violência. Os homens santos sempre pregaram e praticaram a não-violência nos pensamentos, nas palavras e nas obras. Budha foi um dos maiores pregadores da não-violência. Ele podia influenciar os homens e até os animais selvagens a tornarem-se inofensivos e pacíficos.
Certa vez, Budha andava por uma estrada seguido por diversos discípulos. Seu primo Devadatta, que tinha muito ciúme dele, assim que o viu, soltou um elefante embriagado em sua direção, esperando que o animal pisoteasse Budha até a morte.
Quando o elefante enfurecido entrou pelas ruas, as pessoas correram. Os discípulos de Budha tbm imploraram que seu mestre fugisse. Mas ele permaneceu calmo e recusou-se a sair correndo.
O elefante furioso ficou ainda mais bravo ao ver que Budha permanecia imperturbável e foi direto para cima dele.
Budha calmamente levantou a mão em um gesto de não-violência . Seu poder de não-violência era tão grande que o animal parou de imediato e humildemente ajoelhou-se diante dele.

sábado, 21 de maio de 2011

Praticando Yoga






Alongar como um cachorro, dobrar as pernas como um sapo... sentar ereto como uma vara...dar o bote como um jacaré...ser alto como uma montanha...afastar os membros como uma tartaruga dormindo...não ser como um navio que naufraga...


Desta maneira as crianças são estimuladas a fazer as posturas, desenvolvendo a força, equilíbrio, força de vontade, sensibilidade e fornecer meios de conhecerem a si mesmas.



A infância é um processo de mudança, fragilidade, e o yoga ajuda a passar por essa fase, de maneira mais serena e mais feliz :)



Namastê !

Uma aula de yoga :)









Ashtanga Yoga - Caminho de 8 partes







Asha significa oito e anga traduz-se como membros ou partes.

As 8 partes do Yoga são:

  1. Yama: grandes ensinamentos universais. São 5:
  • Ahimsa: não violência
  • Satya: verdade
  • Asteya: não roubar
  • Brahmacharya: autocontrole
  • Aparigraha: Altruísmo

2. Niyama: disciplinas pessoais. São 5:

  • Saucha: transparência
  • Santocha: Contentamento
  • Tapas: Grande esforço
  • Svadhyaya: autoconhecimento
  • Ishvara pranidhana: Fé em Deus.
3. Ásana: postura.

4. Pranayama: Controle da respiração
5. Pratyahara: controle dos sentidos. (paladar, olfato, visão e audição.

6. Dharana: concentração

7. Dhyana: meditação

8.Samadhi: meta do Yoga, que uni o yogue a Deus.


-

O objetivo do yoga


Patanjali explicou que quando a mente permanece calma e tranquila por um longo tempo em dhyana, nós nos unimos a Deus e atingimos a salvação. Quando uma pessoal obtém a salvação, ela atinge o objetivo do yoga. Esse objetivo é chamado samadhy ou kaivalya.

O que é Yoga?




A palavra yoga significa juntar, unir. Nos Yoga Sutras, Patanjali descreveu o yoga como o meio pelo qual nossa mente pode tornar-se calma, tranqüila e livre de todas as distrações.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

História de Patanjali


Patanjali é considerado o fundador do Yoga, pois ele foi o primeiro a escrever e tentar passar seus ensinamentos para as pessoas. Há uma história muito interessante sobre seu nascimento:

Gonika, mãe de Patanjali, era muito devota. Um dia, enquanto se banhava no rio, Gonika orou ao deus Sol: "ó senhor, ppor favor, conceda-me um filho glorioso".

Em resposta ás suas preces, o deus Sol ordenou que a sábia serpente Shesha (ou Ananta) nascesse como filho de Gonika.
No mesmo instante, a grande serpente se transformou em uma pequena serpente e pulou para as palmas das mãos de Gonika, que se fecharam em forma de concha. A serpente então se transformou em um lindo menino.
Gonika ficou encantada e deu à criança o nome de Patanjali. (Pata= cair / anjali= palmas das mãos unidas).

Patanjali cresceu, se tornou um homem sábio e foi autor de 3 trabalhos brilhantes: a gramática sânscrita, tratado sobre Ayurveda (antiga medicina indiana) e os Yoga Sutras.

Os Yoga Sutras explicam o que é o Yoga :)

Namastê !

O começo de tudo



O Yoga é uma ciência muito antiga.
Ninguém conhece suas origens ao certo.
As lendas dizem que começou com os deuses e que Shiva foi o criador do Yoga.

Muitos sábios ajudaram a criar o caminho do Yoga. Eles gostavam de admirar a natureza como as crianças e dentre os sábios, em primeiro lugar estava Patanjali.